quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Breve conceito de dança


Texto e contexto

Para compreendermos os significados da dança, devemos considerar além do contexto social, cultural e histórico em que ela ocorre, o texto expresso pelos movimentos corporais realizados...A visão de mundo dos diferentes grupos sociais molda a forma de suas danças, que podem ser entendidas como composições rítmicas de movimentos corporais não-verbais, intencionais, organizados culturalmente a partir da perspectiva do performer, que usualmente é compartilhada pelo público.


Potencial simbólico

Não se trata, portanto, de uma atividade motora qualquer, mas sim de movimentos específicos, dotados de valores estéticos e potenciais simbólicos inerentes. Um símbolo é algo que condensa um certo número de associações de idéias dentro de determinado sistema de significados. Os símbolos expressos na dança a tornam uma forma através da qual as pessoas representam-se para si mesmas e para os outros. Por isso ela possui um papel importante nas identificações étnicas, por exemplo.


Dança como linguagem

Das pesquisas sobre cognição, emoção e comunicação não-verbal, sabemos que as imagens cinéticas da dança são como uma linguagem, que requere as mesmas faculdades cerebrais de conceituação, criatividade e memória, tal como a linguagem verbal escrita e falada. Ambas possuem vocabulário (passos e gestos na dança), gramática (regras para a junção de vocabulário) e semântica. A dança, entretanto, usualmente une esses elementos de uma maneira que se assemelha mais à poesia, com seus significados múltiplos, simbólicos, emocionais e alusivos. Mais do que uma linguagem universal, a dança representa uma infinidade de linguagens e dialetos.


Multisensorialidade

A dança e a música são multisensoriais, pois atraem a atenção dos sentidos (visão, movimento, sonoridade) e evocam respostas fisiológicas nos performers e nos observadores. Músicos e dançarinos possuem a habilidade de alterar o tempo, levando os indivíduos a estados alterados de consciência. O performer movimenta-se ou produz sons intencionalmente, com o objetivo de transmitir uma informação. Através da performance, mensagens são enviadas.


Artigo baseado no texto Dance, de Judith Lynne Hanna. Traduzido e adaptado por Luna Negra.

Nenhum comentário: