terça-feira, 4 de março de 2008

Trabalho para a aula de Informática!

Olá, queridos alunos.

Todas as disciplinas do Colégio São José têm referentes aulas na sala de informática e não seria diferente com Arte.

A proposta é a seguinte:


  1. O trabalho será feito com os mesmos grupos dos powerpoints.

  2. Cada grupo irá pesquisar na internet e deixar seus textos nos comentários referentes à este exercício (não esqueçam das referências, exemplo = http://www.nomedosite.com.br/ e não esqueçam da hora e data da visita ao site, nem os nomes dos alunos integrantes do grupo. Tudo no final do comentário).

  3. Os temas a serem pesquisados serão: *música erudita romântica (Beethoven, Mozart, Haidn, etc), *a dança no Brasil (Grupo Corpo, Ballet Nacional, etc), *peças teatrais da Grécia antiga (Édipo Rei, Antigona, Prometeu Acorrentado, etc) ou *a pintura moderna brasileira (Anita Malfati, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segal, etc).

  4. Cada grupo deverá escolher apenas um (1) dentre os referidos temas e pesquisar.

  5. Os comentários (ou textos) deverão ser postados na aula de informática.

Pesquisem em vários sites ao memso tempo, pois na internet há várias páginas de ótima qualidade e também de PÉSSIMA qualidade. Não tenham má vontade, pois o trabalho é para adquirirem conhecimento e quanto mais conhecimento termos, melhor será nossa vida.


Tenham um maravilhoso dia.


Professor Ramon


Opa!!!!!! Para descontrair:


34 comentários:

Anônimo disse...

A dança è um evento orientado para o desenvolvimento conjunto das linguagens da dança, do cinema e do video e nasceu da constataçao do que a dança è hoje.Adorei o blog.Isly I Balabuch

Anônimo disse...

Noel Guilherme Kostiurezko 11:00

A Musica é considerda por muitos autores como uma forma e cultura, a musica também e considerada como arte A musica vem se espandindo a cada dia que passa tendo então, musicas militares e educacionais.
A musica também tem presença nos rituais religiosos , festas e funerais.

www.wikipedia.com

Anônimo disse...

Tarsila do Amaral nasceu no dia 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, em Capivari (SP).Seu amor à arte iniciou com a família, em saraus domésticos em que a mãe tocava piano e o pai lia poemas em francês.
Ela é muito conhecida,por fazer obras referentes ao ponto de vista Lua,O mamoeira,entre outros .
Morreu a 17 de janeiro de 1973, aos 86 anos,deixando mais ou menos 200 quadros,alguns desenhos e esculturas.

Resumo feito por : Mariele Morski,aluna do 1° EM 'B' .

sites pesquisados :
-http://www.artelivre.net/html/pintura/al_pintura_tarsila_do_amaral.htm
-http://www.tarsiladoamaral.com.br/
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_amaral

10:35 am .

Professor,gostei muito do blog,bem interessante . beijos

Anônimo disse...

Luciele Baier 10:33

O nosso país sempre teve muita diversidade e não seria diferente com a dança.Ela recebeu influência de diversos lugares,por isso tem uma grande mistura de ritmos e passos.Os grupos mais famosos e de que eu mais gosto é a companhia de dança o corpo que possui as apresentações consideradas as mais bonitas do Brasil.Um grupo de dança também muito importante que tem um reconhecimento mundial é a escola de dança Bolshoi que tem uma unica filial fora da Russia aqui no Brasil.
Adorei a ideia de ter um blog para postarmos nossos trabalhos.

http://www.escolabolshoi.com.br/
http://www.grupocorpo.com.br/pt/historico.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_do_Brasil

Anônimo disse...

E aí Professor RAMON, AS INVENÇÕES
de DA Vinci são muito GENIAIS ele é
um gênio,Realmente ele é o homem mais
Esperto do mundo
As suas invenções são muito importantes para a humanidade,ele
inventou as medidas perfeitas do corpo humano,projetos de máquinas voadoras,etç...
Gostei do seu blog professor
RAMON.ass:LUIS GUILHERME DIVARDIN.

Anônimo disse...

Professor Ramon,adorei a idéia desse Blog,é um incentivo maior para os alunos entrarem nesse mundo da arte.
Eu resolvi pesquisar sobre Anita Malfatti,pois ela foi uma grande pintora brasileira.
As três obras mais conhecidas dela
foi A boba,A estudante russa e O homem amarelo.Um dos motivos também que me fez esolher ela,é que muitos não reconhecem a arte brasileira e Anita representa muito bem a beleza da nossa arte.

Referências: http://www.edukbr.com.br/artemanhas/anita.asp

Aluna:Samira Basi - 1°EM

Anônimo disse...

DA VINCI
Leonardo da Vinci era um homem muito inteligente, suas invensoes e suas medidas perfeitas eram perfeitas mesmo!Seu blog é 10 e o Dairan é 10. Aí vai algumas medidas perfeitas!!!!! *

Um palmo é a largura de quatro dedos;
*

Um pé é a largura de quatro palmos;
*

Um antebraço ou cúbito é a largura de seis palmos;
*

A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos);
*

Um passo é quatro antebraços;
*

A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele;
*

A distância entre o nascimento do cabelo e o queixo é um décimo da altura de um homem;
*

A distância do topo da cabeça para o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
*

A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito é um sétimo da altura de um homem;
*

A distância do topo da cabeça para os mamilos é um quarto da altura de um homem;
*

A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem;
*

A distância do cotovelo para o fim da mão é um quinto da altura de um homem;
*

A distância do cotovelo para a axila é um oitavo da altura de um homem;
*

A longitude da mão é um décimo da altura de um homem;
*

A distância do fundo do queixo para o nariz é um terço da longitude da face;
*

A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas é um terço da longitude da face;
*

A altura da orelha é um terço da longitude da face.

Anônimo disse...

Letícia Carvalho Silva
10:30
Música erudita é um termo amplo utilizado para se referir a musica que baseia-se nas tradições da música de concerto. Seu período de prática comum foi de 1550 à 1900.
O termo música clássica só foi inventado no ínicio do século 19. O período que vai de Bach até Beethoven é chamado de "era de ouro".
Os românticos abandonaram as fómulas rígidas, pois queriam transportar para a música suas paixões.

Sites onde pesquisei:
http://www.historiadaarte.com.br/musica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_erudita

Anônimo disse...

BEETHOVEN
Ele era uma pessoa muito inteligente e criava muitas musicas,concertou o seu piano 5 vezes.
Ele criou 9 sinfonias dentre elas a última sinfonia entre a qual ele mais se consagrou no mundo inteiro.
Beethoven tinha 32 sonatas diferentes.
Beethoven começou a compor musicas,como nunca houvera ouvido.Ele e uma pessoa muito criativa para criar tantas sonatas
A partir de Beethoven a musica nunca mais foi a mesma.
Suas composições eram criadas sem preocupação com as regras que ate então eram seguidas.
Ele foi um erúdito alemão.


DEBORA IVANISA DE OLIVEIRA 1EM B

Anônimo disse...

beethovem...
nacseu em bom (alemanha)16\12
desendente de uma familia holandesa ,seu sobrenome significa horta de betrraba
seu avo foi maestro da capela do principe aleito de bonn
seu pai foi alcolatra
beethoven teve uma infancia infeliz...
com 10 anos dominava o repertorio de j.s.bach
foi para viena enviado pelo principe
mas nao ficou por muito tempo
....
teve q ir embora acistir a morte da mae......
com um pouco mais de 50 anos sua surdes foi constante ,,,
isolandoo o maestro quase totalmente do mundo...
morreu 1827 , no dia 26\03...
com 20.000 pessoas.....


esse bloog e muito dez aprend muito..... vc e dez professor


aluna elisane xavier

Anônimo disse...

A dança no brasil se originou dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças mudam.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Chachado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, mouriscas, européias e indígenas. E ainda tem espaços as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forro, axe entre outras.No Brasil tambem ha dancas mais modernas como o funk por exemplo, e de influencias estrangeiras como rock. pop, pop rock, heavy metal sao muitas porque uma simples variacao de RITMO pode mudar a o titulo do estilo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_do_Brasil


Prof° Ramon,gostamos muito do blog...bjus Amamos vc Prof°

=D

Ass:Audrey
Francielly
Priscilla

Anônimo disse...

Tarsila do Amaral
Como foram realisadas assuas pinturas,quaisforam suas inspirações

Postado as 11:32

Retidado de:

www.tarsiladoamaral.com.br/

Beijinho da Manu!

Chapéu Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.

Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.

A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.

Carnaval em Madureira - Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.

A Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.

O Pescador - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.

Religião Brasileira - Certa vez Tarsila chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa tela.

Manacá - Linda tela, com um colorido forte. Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica da obra dela.

Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.

O Ovo ou Urutu - Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.

A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Cartão Postal - Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

Antropofagia - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

Anônimo disse...

Prof°...
Sorry...esquecemos o horário...=/

11:35

Bjosss

Ass:Audrey,Francielly,Priscilla

Anônimo disse...

Ballet em 20(vinte) movimentos composto dentro dos padrões da dança clássica acadêmica, porém com acréscimo de variações de passos complexos e não usuais dentro do chamado classicismo.
O Ballet também trata sutilmente a questão psicológica humana do "sou ocupado de mais e estou sempre atrasado".
Quanto a coreografia, o coreógrafo não mantém o conceito tradicional, mas inova fazendo com que todos os movimentos sejam apreciados em qualquer ponto do espaço cênico, não determinando um ponto único de referência.
Ana Luiza Moraes e Camila dos Santos. 11:37.05/03

Anônimo disse...

A dança

Nascida na roda de samba indígena, a dança brasileira vem se fazendo, rural e urbana, ao longo da uma linha de contatos com a dança do mundo, principalmente com aquela que se faz globalmente visível através dos filmes musicais americanos que cruzam as telas do planeta no pós-guerra. Das danças de salão dos aristocratas, da fuzarca coreográfica do charleston e do booggie, do frenético rock’n roll, da ebulição do frevo, do gingado do samba, de tudo isso de que os meios de comunicação modernos vão trazendo, aos nossos olhos e ouvidos, a variada composição; pelo rádio, cinema e televisão, vai-se plasmando a dança brasileira moderna, através de lambadas e browns, de breaks e grafittis, danças de rua e de salão, imprimindo um caráter, a um só tempo cambiante e perseverante, como um padrão estético ondulante para nossas danças de tradição, como a danca do forró, na qual, de um único elemento nunca se abriu mão : o agarradinho, o bate-coxa, o mela-cueca, o esquenta-mulé que a estabelece como dança de contato sexual, de socialização sensualizada, contra-pontuada pelos meneios rodopiantes dos pares soltos pelos salões; um jogo de prende-desprende de alta tensão erótica entre o dançar colado e o plácido deslizar dos corpos soltos.

A dança do forró tem basicamente elaborado sua coreografia inspirada, seja nas melodias mornas das toadas românticas, seja no resfolego soluçante dos xaxados de letras provocantes . Tem sido, das danças brasileiras, a que mais faz dialogar, pelos pares em movimento, os sonhos de aconchego e gozo e os suspiros de carne em êxtase e de espírito em repouso: a danca do forró, em que a mão alcança a cintura de pilão da cabocla mais próxima e o pensamento voa até a cabocla tão distante “esperando na janela”, criando assim um pathos de sensualidade e lirismo que se espalha, como brasa de fogueira, pelo salão afora.

Allis, Laís e Cayo

Anônimo disse...

oii :D


pesquisa: grecia e teatro.

No século VI a.C., a mistificação na Grécia em relação aos seus deuses e crenças extrapolava o campo religioso e passava a fazer parte da rotina das pessoas. Essa religião politeísta dava um panorama ao homem grego de todas as ocorrências inexplicáveis do mundo sem a ajuda da ainda arcaica ciência ocidental. Os deuses eram os benfeitores ou malfeitores da Terra e possuíam um poder sobre o homem, sobre o céu e sobre a terra. Assim surgiram lendas que, divulgadas por mecanismo de oralidade primária, ou seja, oralmente, de pai para filho, procuravam instruir toda a civilização para que essa atuasse em detrimento da subjetividade daquela sociedade e do bem em comum, seguindo regras de comportamento e um padrão paradigmático que não podia jamais ser quebrado.

hora: 11:37
alunas: bruna; ana carolina moraes

beejo
:D

Anônimo disse...

Caroline e Eduarda-1ºEM A

A dança no brasil se originou dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças mudam.
pt.wikipedia.org/wiki/Dança_do_Brasil

É um grupo voltado à arte, apresentando coreografias nos mais variados estilos de dança.
É formado por jovens de 15 a 26 anos, que através da dança sempre mostram ao público
uma mensagem bonita e altamente criativa.

O Grupo Corpo e Dança valoriza a música popular brasileira. É um exemplo de dedicação, força de vontade e união. Dirigido e coreografado por Cristiane Rabelo, o grupo conta ainda com a maitre D. Aracy Evans para as aulas de Ballet Clássico.
http://www.corpoedanca.com.br/grupo.htm

O balé clássico se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as "entradas de mouriscas", usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.
http://www.sitedasartes.hpg.ig.com.br/bale.htm

11:38
beejo profe =)

Anônimo disse...

A dança

Nascida na roda de samba indígena, a dança brasileira vem se fazendo, rural e urbana, ao longo da uma linha de contatos com a dança do mundo, principalmente com aquela que se faz globalmente visível através dos filmes musicais americanos que cruzam as telas do planeta no pós-guerra. Das danças de salão dos aristocratas, da fuzarca coreográfica do charleston e do booggie, do frenético rock’n roll, da ebulição do frevo, do gingado do samba, de tudo isso de que os meios de comunicação modernos vão trazendo, aos nossos olhos e ouvidos, a variada composição; pelo rádio, cinema e televisão, vai-se plasmando a dança brasileira moderna, através de lambadas e browns, de breaks e grafittis, danças de rua e de salão, imprimindo um caráter, a um só tempo cambiante e perseverante, como um padrão estético ondulante para nossas danças de tradição, como a danca do forró, na qual, de um único elemento nunca se abriu mão : o agarradinho, o bate-coxa, o mela-cueca, o esquenta-mulé que a estabelece como dança de contato sexual, de socialização sensualizada, contra-pontuada pelos meneios rodopiantes dos pares soltos pelos salões; um jogo de prende-desprende de alta tensão erótica entre o dançar colado e o plácido deslizar dos corpos soltos.

A dança do forró tem basicamente elaborado sua coreografia inspirada, seja nas melodias mornas das toadas românticas, seja no resfolego soluçante dos xaxados de letras provocantes . Tem sido, das danças brasileiras, a que mais faz dialogar, pelos pares em movimento, os sonhos de aconchego e gozo e os suspiros de carne em êxtase e de espírito em repouso: a danca do forró, em que a mão alcança a cintura de pilão da cabocla mais próxima e o pensamento voa até a cabocla tão distante “esperando na janela”, criando assim um pathos de sensualidade e lirismo que se espalha, como brasa de fogueira, pelo salão afora.

Allis, Laís e Cayo


http://www.wooz.org.br/dancaforro.htm


11:38

Anônimo disse...

Caroline e Eduarda-1ºEM A

A dança no brasil se originou dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças mudam.
pt.wikipedia.org/wiki/Dança_do_Brasil

É um grupo voltado à arte, apresentando coreografias nos mais variados estilos de dança.
É formado por jovens de 15 a 26 anos, que através da dança sempre mostram ao público
uma mensagem bonita e altamente criativa.

O Grupo Corpo e Dança valoriza a música popular brasileira. É um exemplo de dedicação, força de vontade e união. Dirigido e coreografado por Cristiane Rabelo, o grupo conta ainda com a maitre D. Aracy Evans para as aulas de Ballet Clássico.
http://www.corpoedanca.com.br/grupo.htm

O balé clássico se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as "entradas de mouriscas", usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.
http://www.sitedasartes.hpg.ig.com.br/bale.htm

11:38
beejo profe =)

Anônimo disse...

Ballet em 20(vinte) movimentos composto dentro dos padrões da dança clássica acadêmica, porém com acréscimo de variações de passos complexos e não usuais dentro do chamado classicismo.
O Ballet também trata sutilmente a questão psicológica humana do "sou ocupado de mais e estou sempre atrasado".
Quanto a coreografia, o coreógrafo não mantém o conceito tradicional, mas inova fazendo com que todos os movimentos sejam apreciados em qualquer ponto do espaço cênico, não determinando um ponto único de referência.Ana Luiza Moraes e Camila dos Santos.11:37 05/03
www.balletnacionaldobrasil.com.br/repertorio.htm

Anônimo disse...

,

Anônimo disse...

A dança no brasil se originou dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. As danças mudam.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Chachado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, mouriscas, européias e indígenas. E ainda tem espaços as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forro, axe entre outras.No Brasil tambem ha dancas mais modernas como o funk por exemplo, e de influencias estrangeiras como rock. pop, pop rock, heavy metal sao muitas porque uma simples variacao de RITMO pode mudar a o titulo do estilo.

www.wikipedia.com.br

Renan Gustavo de Lima Fernandes
Felipe Alves Pepe
horario : 10:48

Abraços!!!!!!!

Anônimo disse...

Beleza moçada, valeu pelas referências. Não esqueçam nunca de colocar sus nomes para eu poder avaliá-los. Não esqueçam também as referências de onde vocês tiraram os textos.

XuNiTTo disse...
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Anônimo disse...

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756 .Köchel numerou as sinfonias de Mozart de 1 a 41. Mais tarde, outras sinfonias foram descobertas, elevando o número total de sinfonias de Mozart para 50. Mozart era um exímio pianista, podendo ser considerado o primeiro virtuose da história deste instrumento. Ele adorava se apresentar em público exibindo seus dotes de pianista e, nos seus últimos anos em Viena, esta era uma de suas principais fontes de renda. Ao contrário, por exemplo, dos seus concertos para instrumentos de sopro, escritos para um amigo clarinetista (Anton Stadler), ou para um amigo trompista (Joseph Leutgeb), ou um ou outro instrumentista que se aproximava de Mozart pedindo a ele que compusesse música para seu instrumento, os concertos para piano e orquestra de Mozart foram escritos - com algumas excepções - para serem tocados em público pelo próprio Mozart. Morre a 5 de Dezembro, deixando a obra inacabada (há uma lenda que diz que o Requiem estaria sendo composto para tocar em sua própria missa de sétimo dia).
www.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart
12/03/2008 07:33

XuNiTTo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
XuNiTTo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

*Candido Torquato Portinari*

(Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um pintor brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Nasceu numa fazenda de café, Santa Rosa, no interior de São Paulo, filho dos imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, que tiveram doze filhos, sendo ele o segundo. De família humilde, cursou apenas o primário, porém desde criança manifestou sua vocação artística. Aos seis anos de idade, Portinari começa a desenhar e aos nove participou durante vários meses dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, ajudando os pintores italianos. Aos nove anos, desenhou o retrato de Carlos Gomes, como via numa caixa de cigarros.

*A morte....

Em janeiro de 1962 sofreu nova intoxicação por chumbo, que já o atacara em 1954. Adoecido, não mais se recuperou. Nessa época, preparava uma grande exposição, com aproximadamente duzentas obras, a convite da prefeitura de Milão. Em 6 de fevereiro Portinari morreu, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava, mas cumprindo a promessa de homenagear a sua terra e o seu povo, através da sua arte.

"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodowski como ela é".


*Obras...

As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Outras pinturas conhecidas de Portinari são: Meio ambiente, Colhedores de café, Mestiço, O lavrador de café (,O sapateiro de Brodósqui, Menino com pião, Lavadeiras, Grupos de meninas brincando, Menino com carneiro, Cena rural, A primeira missa no Brasil, São Francisco de Assis, Tiradentes, Os retirantes e Futebol.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari

Alunos:Andre,Gustavo,Miguel :P

Anônimo disse...

O termo música clássica só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se canonizar o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro.Na língua inglesa, a primeira referência ao termo foi registrada pelo Oxford English Dictionary, em cerca de 1836.o termo música clássica deveria ser reservado exclusivamente à música erudita produzida no período designado por Era Clássica ou classicismo.

www.wikipedia.com

Anônimo disse...

Tarsila do Amaral: É a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro.Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino.Em 1926 realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.

Apesar de integrar-se ao Modernismo que surge no Brasil não participou da "Semana de 22".

Raul disse...

A Música Erudita, ou Clássica, ou de Concerto, no Brasil dos primeiros séculos de colonização portuguesa, vinculava-se estritamente à Igreja e à catequese. Com o passar do tempo, irmandades de música, salas de concerto e manuscritos brasileiros vão traçando o perfil de uma atividade crescente no país, onde pontificaram nomes como Antônio José da Silva, cognominado "O Judeu", José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Caetano de Mello Jesus, entre outros.

Anônimo disse...

O Lugar do Corpo

Fundado em Belo Horizonte, em 1975, o Grupo Corpo é uma companhia de dança contemporânea, eminentemente brasileira em suas criações. Sua carreira vem sendo marcada por sucessivas metamorfoses, mas sempre norteada por três preocupações: a definição de uma identidade, vinculada a uma idéia de cultura nacional (com toda a fluidez que isso implica); a continuidade do trabalho, pensado a longo prazo; e a integridade na sustentação de padrões autoimpostos de elaboração

http://www.grupocorpo.com.br/pt/historico.php

Anônimo disse...

Tarsila do Amaral: É a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro.Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino.Em 1926 realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.

Apesar de integrar-se ao Modernismo que surge no Brasil não participou da "Semana de 22".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_amaral

Anônimo disse...

Ludwig van BeethovenÉ considerado como um dos pilares da músical ocidental pelo incontestável desenvolvimento tanto da linguagem quanto do conteúdo musical demonstrado em obras como seus últimos quartetos de cordas, a nona sinfonia, suas últimas sonatas etc. Beethoven foi batizado em 17 de Dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior na Renânia do Norte (Alemanha), segundo o costume de então. Sua família era de origem flamenga, seu avô Lodewijk van Beethoven ("Ludovico" em neerlandês, equivalente a "Ludwig" em alemão), de quem herdou o nome, nasceu na Antuérpia em 1712, e emigrou para Bonn. Descendia de artistas, pintores e escultores. Era músico e foi nomeado regente da Capela arquiepiscopal na corte da cidade de Colônia. Na mesma capela seu filho, pai de Ludwig, era tenor e também lecionava. Foi dele que Beethoven recebeu as suas primeiras lições de música. Devido à sua tez morena e cabelos muito negros era chamado de "o espanhol".

13/03/2008 7:46