segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Escultura Romana

31 comentários:

Anônimo disse...

"ARTE CLÁSSICA"

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.

A arte da Renascença Italiana, que novamente pôs em voga os ideais clássicos da harmonia e da proporção, chama-se igualmente arte clássica, embora os mestres italianos dos séculos XV e XVI tenham por vezes escolhido como modelos artistas que somente em sentido muito amplo podem ser considerados, eles próprios, clássicos. O grande crítico de arte alemão Wölfflin dedicou mesmo à Renascença Italiana um livro significativamente chamado Die Klassische Kunst (“Arte Clássica”, 1899), no qual estuda os antecedentes do Romantismo, a obra de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Fra Bartolommeo e Andréa Del Sarto, os novos ideais, a nova beleza e as novas formas pictóricas. Foi ainda Wölfflin quem, em seu volume Kunstgeschichtliche Grundbergriffe (“Princípios Fundamentais da História da Arte”, 1915), estabeleceu os cinco conceitos opostos, indicadores dos dois pólos entre os quais oscilou, sempre, a História da Arte: (a) linear x pictórico; (b) plano x recessão; (c) forma cerrada x forma aberta; (d) multiplicidade x unidade; (e) claridade relativa x claridade absoluta do motivo.

A primeira coluna indicaria as qualidades essenciais do Classicismo – não só da arte clássica da Renascença, como de qualquer tempo ou lugar; a segunda, as características anti-clássicas, ou barrocas (no caso particular de Wölfflin), por exemplo.

Também com relação à arte que sucedeu ao rococó, no século XVIII, foi utilizada a expressão arte clássica, precedida, é verdade, do prefixo neo (arte neoclássica, portanto).
Essa arte neoclássica deriva igualmente da Antiguidade Clássica.

Tal como o Barroco se opõe à arte clássica da Renascença, terminando por impor-se, o Romantismo entrará em choque com o Neoclassicismo, em princípios do século XIX, dominando-o. não quer isso dizer, contudo, que o Classicismo tenha então desaparecido definitivamente, pois em verdade o Classicismo corresponde a uma atitude perene do temperamento artístico, tal como o Romantismo.

Em todas as épocas existiram artistas clássicos em oposição aos românticos, ou apolíneos, opostos aos dionisíacos. A linha clássica francesa de um Poussin foi continuada, no século passado, por Degas, e acha-se hoje representada na obra de Georges Braque, guardadas as diferenças estilísticas entre as épocas.

O apogeu de um estilo artístico é também chamado por vezes de clássico. Nesse sentido é possível falar de um classicismo na arte do Benin, alcançado durante os séculos XVI e XVII.

Vulgarmente, clássico é todo pintor ou escultor de obra passada em julgado. Clássicos em tal sentido são não apenas Praxíteles ou Rafael, mas Rembrandt, Jheronimus Bosh ou Goya.

Os acadêmicos atuais chamam-se a si mesmos de clássicos, pretendendo continuar o espírito clássico da Renascença, quando em realidade não passam de conservadores da pintura realista do século passado.

Anônimo disse...

É “a arte da beleza tranqüila”, diz Wölfflin (2000, pg. 47), referindo-se à Alta renascença: “beleza libertadora que experimentamos como um bem-estar geral e uma intensificação uniforme de nossa força vital. Em suas criações perfeitas não se encontra nada pesado ou perturbador, nenhuma inquietação ou agitação – todas as formas manifestam-se de modo livre, integral e sem esforço”.(id. ibidem)

Mas, “pintura clássica” pode, também, referir, em qualquer época ou estilo, àquelas obras – e por conseguinte, os artistas - que se tornaram o padrão, por excelência. Podemos dizer, por exemplo: “Impression, soleil levant” é uma pintura “clássica” de Monet (vale dizer: do Impressionismo ou impressionista), assim como dizemos que Guernica é um “clássico” de Picasso.
Enquanto a história não encontrar termos mais bem definidos, dependerá sempre do contexto, o entendimento sobre o que é, ou não, uma “pintura clássica”.

Igor Valentim / Murilo Sanson

Anônimo disse...

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco
Ana Carolina Moraes,Ana Luiza Moraes e Camila

Anônimo disse...

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.

A arte da Renascença Italiana, que novamente pôs em voga os ideais clássicos da harmonia e da proporção, chama-se igualmente arte clássica, embora os mestres italianos dos séculos XV e XVI tenham por vezes escolhido como modelos artistas que somente em sentido muito amplo podem ser considerados, eles próprios, clássicos. O grande crítico de arte alemão Wölfflin dedicou mesmo à Renascença Italiana um livro significativamente chamado Die Klassische Kunst (“Arte Clássica”, 1899), no qual estuda os antecedentes do Romantismo, a obra de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Fra Bartolommeo e Andréa Del Sarto, os novos ideais, a nova beleza e as novas formas pictóricas. Foi ainda Wölfflin quem, em seu volume Kunstgeschichtliche Grundbergriffe (“Princípios Fundamentais da História da Arte”, 1915), estabeleceu os cinco conceitos opostos, indicadores dos dois pólos entre os quais oscilou, sempre, a História da Arte.

Grupo: Bruna, Laís, Francine, Brenda.

Anônimo disse...

"ARTE CLÁSSICA"

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.

A arte da Renascença Italiana, que novamente pôs em voga os ideais clássicos da harmonia e da proporção, chama-se igualmente arte clássica, embora os mestres italianos dos séculos XV e XVI tenham por vezes escolhido como modelos artistas que somente em sentido muito amplo podem ser considerados, eles próprios, clássicos. O grande crítico de arte alemão Wölfflin dedicou mesmo à Renascença Italiana um livro significativamente chamado Die Klassische Kunst (“Arte Clássica”, 1899), no qual estuda os antecedentes do Romantismo, a obra de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Fra Bartolommeo e Andréa Del Sarto, os novos ideais, a nova beleza e as novas formas pictóricas. Foi ainda Wölfflin quem, em seu volume Kunstgeschichtliche Grundbergriffe (“Princípios Fundamentais da História da Arte”, 1915), estabeleceu os cinco conceitos opostos, indicadores dos dois pólos entre os quais oscilou, sempre, a História da Arte: (a) linear x pictórico; (b) plano x recessão; (c) forma cerrada x forma aberta; (d) multiplicidade x unidade; (e) claridade relativa x claridade absoluta do motivo.

A primeira coluna indicaria as qualidades essenciais do Classicismo – não só da arte clássica da Renascença, como de qualquer tempo ou lugar; a segunda, as características anti-clássicas, ou barrocas (no caso particular de Wölfflin), por exemplo.

Também com relação à arte que sucedeu ao rococó, no século XVIII, foi utilizada a expressão arte clássica, precedida, é verdade, do prefixo neo (arte neoclássica, portanto).
Essa arte neoclássica deriva igualmente da Antiguidade Clássica.

Tal como o Barroco se opõe à arte clássica da Renascença, terminando por impor-se, o Romantismo entrará em choque com o Neoclassicismo, em princípios do século XIX, dominando-o. não quer isso dizer, contudo, que o Classicismo tenha então desaparecido definitivamente, pois em verdade o Classicismo corresponde a uma atitude perene do temperamento artístico, tal como o Romantismo.

Em todas as épocas existiram artistas clássicos em oposição aos românticos, ou apolíneos, opostos aos dionisíacos. A linha clássica francesa de um Poussin foi continuada, no século passado, por Degas, e acha-se hoje representada na obra de Georges Braque, guardadas as diferenças estilísticas entre as épocas.

O apogeu de um estilo artístico é também chamado por vezes de clássico. Nesse sentido é possível falar de um classicismo na arte do Benin, alcançado durante os séculos XVI e XVII.

Vulgarmente, clássico é todo pintor ou escultor de obra passada em julgado. Clássicos em tal sentido são não apenas Praxíteles ou Rafael, mas Rembrandt, Jheronimus Bosh ou Goya.

Os acadêmicos atuais chamam-se a si mesmos de clássicos, pretendendo continuar o espírito clássico da Renascença, quando em realidade não passam de conservadores da pintura realista do século passado.

RENAN E GRABRIEL



3

Anônimo disse...

==========================================================================DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

Anônimo disse...

A QUALQUER UM AGRADA O CLÁSSICO

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega. Sua mitologia, seus monumentos, suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós. Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje. A arte grega foi o berço da arte ocidental e do pensamento clássico. Ela passou por três fases: o período arcaico (1200 a 450 aC), o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).



No período arcaico, a criação artística estava em uma fase de preparação, investigação. As obras ainda eram bem simples e rígidas.


Ana Leticia Brigola

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

"ARTE CLÁSSICA"

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.

A arte da Renascença Italiana, que novamente pôs em voga os ideais clássicos da harmonia e da proporção, chama-se igualmente arte clássica, embora os mestres italianos dos séculos XV e XVI tenham por vezes escolhido como modelos artistas que somente em sentido muito amplo podem ser considerados, eles próprios, clássicos. O grande crítico de arte alemão Wölfflin dedicou mesmo à Renascença Italiana um livro significativamente chamado Die Klassische Kunst (“Arte Clássica”, 1899), no qual estuda os antecedentes do Romantismo, a obra de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Fra Bartolommeo e Andréa Del Sarto, os novos ideais, a nova beleza e as novas formas pictóricas. Foi ainda Wölfflin quem, em seu volume Kunstgeschichtliche Grundbergriffe (“Princípios Fundamentais da História da Arte”, 1915), estabeleceu os cinco conceitos opostos, indicadores dos dois pólos entre os quais oscilou, sempre, a História da Arte: (a) linear x pictórico; (b) plano x recessão; (c) forma cerrada x forma aberta; (d) multiplicidade x unidade; (e) claridade relativa x claridade absoluta do motivo.




Eduarda e Allis
1EM A

Anônimo disse...

A QUALQUER UM AGRADA O CLÁSSICO

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega. Sua mitologia, seus monumentos, suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós. Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje. A arte grega foi o berço da arte ocidental e do pensamento clássico. Ela passou por três fases: o período arcaico (1200 a 450 aC), o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).

Anônimo disse...

,




O Blog ta mto massa xD~~

Anônimo disse...

aaA QUALQUER UM AGRADA O CLÁSSICO

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega. Sua mitologia, seus monumentos, suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós. Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje. A arte grega foi o berço da arte ocidental e do pensamento clássico. Ela passou por três fases: o período arcaico (1200 a 450 aC), o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).



No período arcaico, a criação artística estava em uma fase de preparação, investigação. As obras ainda eram bem simples e rígidas.


JESSICA FERNANDES SPAGNOLI

Anônimo disse...

A QUALQUER UM AGRADA O CLÁSSICO

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.
Ass:Audre,Priscilla e Francielly

Raul_Gordo disse...

A arte de Roma inspirou visitantes por séculos, muitas vezes causando convulsões de deleite e espanto. Talvez os viajantes mais suscetíveis sejam os jovens artistas, que se esforçaram para capturar em papel os tesouros visuais da Cidade Eterna. Observação cuidadosa e desenho paciente dos exemplos reverenciados de arte antiga em Roma eram fundamentais no treinamento artístico do final do século 15 ao 19.
A sucessão de ruínas clássicas e estátuas constituíam o plano de estudos. Artistas que perfeitamente assimilaram o cânone clássico acreditavam que tinham o embasamento para a grandiosidade.


achamos no site http://www.guiatimeout.estadao.com.br/4614

Bruna Gardinal disse...

Arte na Grécia Antiga
A cultura e a arte minóica desenvolveu-se na ilha grega de Creta. Nas pinturas dos murais as cores diversificadas mostram-se fortes e vivas. Desenhos de touros, imagens abstratas, símbolos marinhos e animais ilustram a cerâmica.
O período clássico da arte grega é a época de maior expressão da arte grega. A natureza é retratada com equilíbrio e as formas aproximam-se da realidade. A perspectiva aparece de forma intensa nas pinturas gregas deste período. Nas esculturas de bronze e mármore, destacam-se a harmonia e a realidade. Os principais escultores são Mirón, Policleto, Fídias, Praxíteles. A arquitetura e a ornamentação de templos religiosos, como o Partenon, a acrópole de Atenas e o templo de Zeus na cidade de Olímpia mostram força e características expressivas.
Arte Romana do Ocidente e do Oriente ( Arte Bizantina )
Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais dos gregos e chega a "copiar" estátuas clássicas. É a época da construção de monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. A pintura mural recorre ao efeito tridimensional. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período.
No Império Romano do Oriente ( Império Bizantino ) com capital em Constantinopla (antiga Bizâncio), aparece a arte bizantina, sob forte influência da Grécia . Podemos destacar as pinturas murais, os manuscritos, os ícones religiosos e os mosaicos de cores fortes e brilhantes, carregados de profundo caráter religioso.
www.suapesquisa.com

"ARTE CLÁSSICA"

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.
www.portalartes.com


Bruna e Déborah 1ºB

Bruna Gardinal disse...

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

Luis Eduardo Just

Anônimo disse...

Por arte da Grécia antiga compreende-se as manifestações culturais de arte e arquitetura daquele país desde o início da Idade do Ferro (século XI a.C.) até o final do século I a.C. Antes disso (Idade do Bronze), a arte grega do continente e das ilhas (excetuando-se Creta, onde havia uma tradição diferente chamada arte minóica) é conhecida como arte micênica, e a arte grega mais tardia, chamada helenística, é considerada integrante da cultura do Império Romano (arte romana).

A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas, a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.
A rigor, clássica é somente a arte grega do século de Péricles e a romana do tempo de Augusto. Por extensão, toda a arte grega e romana é assim denominada, se bem que tanto uma como a outra comportem períodos não-clássicos: de formação (arcaico), da exacerbação romântica, do predomínio do decorativismo barroco.

fonte:http://www.portalartes.com.br/portal/historia_arte_classica.asp
pt.wikipedia.org/

andre luis e gustavo :)

Anônimo disse...

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega. Sua mitologia, seus monumentos, suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós. Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje. A arte grega foi o berço da arte ocidental e do pensamento clássico. Ela passou por três fases: o período arcaico (1200 a 450 aC), o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).

No período arcaico, a criação artística estava em uma fase de preparação, investigação. As obras ainda eram bem simples e rígidas.

Entre as civilizações do mundo antigo, a dos romanos é, sem dúvida, aquela a que mais temos acesso, uma vez que eles nos deixaram um vasto legado literário, que nos permite traçar sua història com uma riqueza de detalhes que nunca nos cansamos de admirar. Paradoxalmente, no entanto, poucas questões são mais difíceis de responder do que a que fazemos a seguir: "O que é a arte romana?" O gênio romano, tão facilmente identificàvel em qualquer outra esfera de atividade humana, torna-se estranhamente enganoso quando perguntarnos se existiu um estilo romano nas artes. Por que isso acontece? A razão mais òbvia é a grande admiração que os romanos tinharn pela arte grega de todos os tipos e períodos.

O Império Romano foi uma sociedade extraordinariamente aberta e cosmopolita, que absorveu os traços regionais num modelo comum totalmente romano, homogêneo e diversificado ao mesmo tempo. A "romanidade" da arte romana deve ser buscada nesse modelo complexo, e não numa única e consistente qualidade formal.

www.ibmcomunidade.com
www.historianet.com.br

Noel G Kostiurezko
João P Coelho

Anônimo disse...

A arquitectura clássica refere-se à arquitectura da Antiguidade Clássica, especificamente à arquitectura grega e de algum modo a toda aquela nela inspirada e baseada, como a arquitectura romana, do Renascimento ou do Neoclassicismo.
Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais dos gregos e chega a "copiar" estátuas clássicas. É a época da construção de monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. A pintura mural recorre ao efeito tridimensional. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período.
Nos bons tempos, quando o poderio romano era inquestionável, o império cobria uma área territorial imensa, que ia da atual Inglaterra até a Rússia, passando por todo o norte da África, incluindo o Egito.
Os poderosos romanos inicialmente traziam as obras de arte encontradas na Grécia conquistada, assim como de outros povos, inundando o império com essa arte que não era sua, propriamente.
A principal característica de Roma foi a organização e a eficiência. Na arte, também primaram pela busca da utilidade e praticidade imediata - tanto que o principal destaque vai para a arquitetura, onde a grandeza ressaltava a idéia do poderio romano.

Referências:
http://www.cyberartes.com.br/indexFramed.asp?pagina=indexAprenda.asp&edicao=118
http://www.portalartes.com.br/portal/historia_arte_classica.asp

Alunos: Patricia Pavezi e nikolas de almeida mendes 1°EM-B

Anônimo disse...

Que a cidade mostre arte cobrindo quase 3 mil anos é incrível, mas que a maioria tenha sido produzida aqui mesmo é ainda mais surpreendente. Nenhuma outra cidade – nem mesmo os grandes centros de museus de Londres, Paris e Nova York, podem se gabar tanto. Não obstante, muitas das maiores pinturas e esculturas ainda estão em seus locais arquitetônicos originais, oferecendo um contexto que museus não reproduzem. Ainda hoje, como no século 16, visitantes podem achar Roma desorientadora. Afinal de contas, não há nenhum Louvre para oferecer uma parada no museu para compras, nem uma Uffizi para apresentar uma pesquisa abrangente sobre pintura italiana.
http://www.guiatimeout.estadao.com.br/4614
MAtheus e rafael

Anônimo disse...

O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega. Sua mitologia, seus monumentos, suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós. Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje.
Ela passou por três fases: o período arcaico (1200 a 450 aC), o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).

No período arcaico, a criação artística estava em uma fase de preparação, investigação. As obras ainda eram bem simples e rígidas.
No clássico, os gregos conseguiram atingir a perfeição, encontraram um modelo ideal para a beleza.
Na arte helenística desprezou-se a serenidade e buscou-se a representação das emoções, deformando as figuras e as proporções para que pudessem expressar mais facilmente os sentimentos.
Referências:
http://www.ibmcomunidade.com/lv/renove/ip/ltresource.nsf/05d0b1637027bdeb852565af004e6535/5b89570b1549d35403256c78000bec81/$FILE/arteclassica.htm
Luciele,Samira,Vynycius 1ºEM B

Unknown disse...

Música clássica, roupa clássica, clássicos da literatura, decoração clássica... O termo clássico serve para fazer referência a tudo que, digamos, não sai de moda, continua sendo de boa qualidade, mantém os seus valores até hoje, é tradicional, sóbrio, costuma agradar a todos. Esse caráter de perenidade é o que qualifica também a arte clássica, que corresponde a várias manifestações artísticas: Antiguidade Clássica (civilização grega e romana), Renascimento, Neoclassicismo.

luis eduardo just

Anônimo disse...

arte românica eh aquela que se desenvolveu na Europa nos seculos 11 e 12. esse nome eh uma forma primitiva para a arquitetura da epoca. seus edtilos e caracteristicas variavam entre pinturas e arquiteturas que ocilavam entre efeitos calmos e severos. as esculturas renasceram o monumentismo e a adoracao aos mesmos, essas esculturas representam os homes ( deuses) de forma esbelta. a pintura combina caracteriscas da arte classica romana e da arte crista primitiva, na maioria das vezes presentes nas igrejas com o intuito de expandir o cristianismo....
Yohana 1 EM http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica3.php

Anônimo disse...

Arte Clássica da Grécia .
O fundamento da arte clássica ocorreu há muitos séculos atrás, fruto da civilização grega.Sua mitologia,seus monumentos,suas peças teatrais e literárias até hoje servem de modelos e são admiradas por nós.Suas regras foram usadas durante séculos e muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje.A arte grega foi o berço da arte ocidental e do pensamento clássico.Ela passou por três fases:o período arcaico (1200 a 450 aC),o clássico (século V e IV aC) e o helenístico (século III a era cristã).
No clássico,os gregos conseguiram atingir a perfeição, encontraram um modelo ideal para a beleza.
Na arte helenística desprezou-se a serenidade e buscou-se a representação das emoções, deformando as figuras e as proporções para que pudessem expressar mais facilmente os sentimentos.
Contudo, foi a arte do período clássico que se transformou em referência para os artistas de vários séculos depois e que melhor representa o pensamento grego.

Arte Clássica Romana .
Ao longo de sua história,a arte romana sofreu três grandes influências:a etrusca (na técnica),a grega (na decoração) e a oriental (na monumentalidade).No começo do período imperial, destacavam-se os romanos que dominavam a língua grega.
A arte romana desenvolveu-se principalmente a partir do século II a.C.
Construíram obras importantes, como pontes, viadutos, aquedutos, arcos e colunas triunfais, estradas, termas, teatros, anfiteatros e circos. Destacavam-se as técnicas do arco pleno ou de meia circunferência, que permitiam a construção de abóbadas e cúpulas, e da coluneta ou conjunto de colunas.Utilizaram largamente pedras e tijolos bem cozidos para edificar e argamassas e mármore nos revestimentos.A arte cristã primitiva nasceu na fase da perseguição, o que provavelmente explica os poucos exemplares restantes.Perseguidos e impedidos de demonstrar sua fé entre os séculos I e IV, os cristãos desenhavam e pintavam símbolos nas paredes das catacumbas.

Referências :
http://www.ibmcomunidade.com/lv/renove/ip/ltresource.nsf/05d0b1637027bdeb852565af004e6535/5b89570b1549d35403256c78000bec81/$FILE/arteclassica.htm
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga#Arte

Alunas : Letícia Carvalho & Mariele Morski . - 1º EM B

Anônimo disse...

Profeee meu e-mail:
Paty.pavezi@hotmail.com

quando der me mande tds as fotos blz?
beijos

Anônimo disse...

A arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo.
A expressão “arte clássica” acha-se sujeita, como tantas outras que compõem a terminologia da crítica de artes plásticas,a interpretações quase sempre dúbias e não raro errôneas.As décadas que separam a vitória grega sobre os persas a morte de Alexandre III,marcam o amadurecimento e o apogeu da arte grega. As principais características desta fase, tradicionalmente denominada "clássica", foram basicamente o crescente interesse dos artistas na representação naturalista da figura humana
www.historiadaarte.com.br

Arte romana.Os romanos ajudaram a preservar aspectos que, não fosse sua entrada em cena, poderiam estar perdidos para sempre na História. Era costume desse povo assimilar e adaptar a cultura dos povos conquistados, talvez até numa prova de orgulho, devido à superioridade militar.Apesar de os romanos terem sido influenciados pelas culturas dos mais diferentes povos que passaram a compor seu Império, há uma nítida supremacia da influência grega, em especial os períodos clássicos e helenísticos.
www.pitoresco.com.br

Caroline e Isly - 1ºEM B

Anônimo disse...

ARQUITETURA
. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos- Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência


PINTURA
A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.:
A pintura grega se divide em três grupos:
1) figuras negras sobre o fundo vermelho
2) figuras vermelhas sobre o fundo negro
3) figuras vermelhas sobre o fundo branco

ESCULTURA
A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens.
No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar.
Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momentoOs principais mestres da escultura clássica grega são:
Teatro: Foi criada a comédia e a tragédia. Entre as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles.
Música: Significa a arte das musas, entre os gregos a lira era o instrumento nacional.

Eduardo e José
Ref.:wikipedia .com.br
www.mundosites.net

Anônimo disse...

arte classica grega eh a mistura entre o realismo e o idealismo, que tentava harmonizar as formas da natureza com as formas do esirito humano, tinha como principio basico a estetica ocidental. http://www.akashalioncourt.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=229486
a arte grega liga-se a inteligencia, pois os seus nao eram deuses e sim reis que utilizavam da inteligencia e da justica para realizar feitos para o povo. na arquitetura valoriza-se a simetria entre o portico e a entrada dos fundos. jah a pintura encontra-se em grande parte na ceramica que representava as religiosidades, eles eram utilizados nos rutuais a enchiam-se de agua vinhos entre outros. http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html Yohana 1 em B XD

Anônimo disse...

Artes plásticas .


Arte grega =]
A arte na Idade Antiga mostra diversos fundamentos ideológicos, pois é extremamente abrangente e composta pelas riquezas das artes grega, romana, a arte grega liga-se à inteligência. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente, contempla a natureza, o artista, através da arte, exprime suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia.
A arte grega é a representação da realidade O povo grego cultivava a arte pela arte.O estilo geométrico surge no primeiro período da arte grega (1000 – 700 aC). uma disputa entre linhas retas e curvas. Este novo estilo, mostra-se claramente na cerâmica e na arquitetura.


Arte romana =D
A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular, voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza. Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas. Surge a arte cristã primitiva.

Referencias :
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/idade_antiga.asp
http://www.brasilescola.com/artes/a-arte-grega.htm


aluna:Tamyrys Cristina rohr 8)

Anônimo disse...

Artes plásticas GREGAS
A principal característica das artes plásticas gregas está no fato de serem essencialmente públicas, pois era o Estado que patrocinava as obras como fontes, praças, templos, etc...
Evidencia-se a combinação do naturalismo (detalhes dos corpos, como, por exemplo, o vigor dos músculos) com a severidade e a regularidade do estilo.
Foram poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. As obras atualmente conhecidas são cópias realizadas durante o período romano. Estatuetas de bronze sólido, retratando homens e especialmente cavalos, constituem os exemplos mais remotos de escultura grega.
Do mesmo modo em que outros campos do conhecimento, a grande fonte de inspiração e referência das artes romanas foi a Grécia. Mas, também como nas outras áreas, os romanos colocaram na pintura, na escultura e na arquitetura seu próprio temperamento e sua visão de mundo.
ROMANAS: Assim, a escultura romana procurava reproduzir de modo realista a fisionomia dos indivíduos retratados, sobretudo dos grandes personagens públicadas

Alunas::Arine Monteiro
Elisane Xavier da Silva

referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legado_Romano#Artes_pl.C3.A1sticas

Anônimo disse...

Arte românica é aquela que se desenvolveu na Europa nos Séculos 11 e 12. É um termo utilizado primitivamente para a arquitetura do período, derivada da arquitetura do Império Romano, mas sem a mesma tecnologia.

Por extensão o termo acabou se aplicando também à pintura e escultura da época, expressões artísticas que contaram com bastante inventividade.

A arte romanesca em geral é caracterizada por sua criatividade na resolução de problemas , tendo lançado as bases para o estilo gótico que lhe sucedeu.

Igrejas e mosteiros são as principais obras da arquitetura do período. Seus arcos arredondados e o sistema de abóbadas talvez sejam as influências mais diretas da arquitetura do antigo Império Romano.

A ausência de conhecimentos técnicos e dos cálculos necessários para, por exemplo, abobadar grandes edificações com materiais pesados como a pedra, levaram os arquitetos do período a grandes descobertas.